QUEM FOI MANUEL DE SOUSA COUTINHO?
Frei Luís de Sousa (Manuel de Sousa Coutinho, cerca de 1555-1632) sofreu vida acidentada na Ásia e em África, onde prestou serviços a Filipe II de Espanha. Regressando a Portugal, casou, por 1584-86, com D. Madalena de Vilhena, viúva de D. João de Portugal,desaparecido na Batalha de Alcácer Quibir, a 4 de Agosto de 1578. E, 1599 muda-se para Almada, nomeado capitão-mor dessa localidade. No ano seguinte, devido à peste que assolou Lisboa, os governadores do reino pretenderam abrigar-se em Almada, numa casa de Manuel que, por questões pessoais, lhe lançou fogo para não lhes ceder abrigo. Em 1613, após o falecimento da filha única do casal, D. Manuel e D. Madalena seguem o exemplo dos condes de Vimioso, dando entrada ele no Convento de S. Domingos de Benfica e ela no convento do Sacramento D. Manuel, então Frei Luís de Sousa, desenvolveu alguns projectos literários até à sua morte como A Vida de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, A História de S. Domingos Particular do Reino e Conquistas do Reino, a partir de materiais deixados por Frei Luís Cácegas, num estilo fluente, cheio de naturalidade e poder expressivo que marcou a prosa clássica portuguesa. Correram diversas versões acerca da causa da morte para o mundo de D. Manuel e D. Madalena, partindo uma delas de um biógrafo daquele, segundo o qual um peregrino trouxera a notícia de que D. João de Portugal ainda estaria vivo na Terra Santa, 35 anos após o seu desaparecimento, sendo o casamento de D. Manuel e D. Madalena impossível. Foi este facto que deu origem a Frei Luís de Sousa, de Garrett.
"Contento-me para a minha obra com o título modesto de drama; só peço que a não julguem pelas leis que regem, ou devem reger, essa composição de forma e índole nova; porque a minha, se na forma desmerece da categoria, pela índole há-de ficar pertencendo sempre ao antigo género trágico." Assim, Frei Luís de Sousa apresenta características românticas e características clássicas e trágicas. Vejamos quais são:
(memoria ao conservatório real)
Tragédia Clássica
A tragédia clássica é um género nobre, cultivado inicialmente na Grécia. As personagens, ilustres, protagonizam uma acção recheada de atitudes nobres, de coragem, mas em que o protagonista, pessoa justa e sem culpa, caminha inexoravelmente em direcção à desgraça ou à morte, vítima de um destino que não consegue vencer. A finalidade da tragédia é o de provocar o terror e a piedade.
As principais características da tragédia clássica são as seguintes:
- Na tragédia clássica, o Homem é um mero joguete do Destino. Este é uma força superior que age de forma implacável sobre o protagonista, sem que ele tenha qualquer culpa;
- Dividia-se em prólogo, três actos e epílogo;
- Tem poucas personagens (três). Estas são nobres de sentimentos ou de condição social;
- A acção dispõe-se sempre em gradação crescente, terminando num clímax;
- Contém sempre vários elementos essenciais – o desafio, o sofrimento, o combate, o Destino, a peripécia, o reconhecimento, a catástrofe e a catarse;
- Existe um coro que têm como função comentar e anunciar o desenrolar dos acontecimentos;
- A tragédia clássica obedece à lei das três unidades – unidade de espaço, unidade de tempo e unidade de acção;
- A linguagem da tragédia é em verso.
Definição de Drama
Poema dramático, que contém uma acção séria e completa, que visa provocar nos espectadores sentimentos de compaixão e piedade em relação às situações das personagens. O drama romântico é um género teatral em que aparecem unidos o elemento trágico e o cómico, o sublime e o grotesco.
Características do Drama Romântico em Frei Luís de Sousa:
- Texto escrito em prosa;
- Não há um “mau da fita” que se mate ou mate alguém;
- Há conflitos psicológicos;
- Crítica aos preconceitos que vitimam inocentes;
- As personagens adquirem personalidades próprias para que se tornem símbolo dramático;
- O fundamento cristão aparece como recompensa ou castigo pelas acções praticadas;
- O facto de se tratar de um assunto nacional acarreta consigo o patriotismo;
- O messianismo/Sebastianismo;
- O comportamento emocional típico de personagens românticas;
- A religião como consolo;
- A morte de uma personagem em cena;
- Os Agouros, superstições, crenças, visões, sonhos são evidentes em Madalena, Telmo e Maria;
- O individualismo/hipertrofia do “eu” revelasse no confronto permanente entre os indivíduos e a sociedade;
- Culto da mulher – anjo na personagem Maria;
- Não respeita as unidades de tempo e de lugar;
- Preferências pelas horas sombrias;
- Liberdade versus destino: Ao escolher o amor, D. Madalena comete uma infracção à religião e costumes e o destino castiga essa acção;
Características Trágicas em Frei Luís de Sousa:
- Não é em verso, mas em prosa;
- Não tem cinco actos, têm três;
- Existência de momentos que retardam o desenlace trágico;
- Existência de um número reduzido de personagens;
- Vislumbre do coro da tragédia Clássica em Frei Jorge e Telmo Pais, o coro actua como um travão ao ímpeto libertário do individuo, aconselhando a moderação, o condimento.;
- Reduzido número de espaços;
- Acção sintética (número reduzido de acções).
- Existência de Presságios (elementos, situações ou ditos das personagens que vão aumentando a tragédia): fogo (destrói a família e destrói o retrato), leituras (Lusíadas e Menina e Moça);
- As personagens agem sobre um fatalismo que as empurra para a desgraça;
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